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A importância de se ter um site responsivo

Quantas vezes você já acessou a internet hoje? Foi pelo seu notebook, desktop, tablet ou smartphone? Devido às facilidades propiciadas pelos dispositivos móveis, hoje é possível ler e-mails, realizar compras e encontrar tudo o que é preciso, onde quer que você esteja, desde que haja acesso à web por pacote de dados ou redes wi-fi.

A venda de smartphones atingiu recorde de 35,6 milhões de unidadesem 2013. Foi a primeira vez no Brasil em que se vendeu maisdestes aparelhos do que celulares tradicionais. Isso sem falar nos tablets, que também ficaram mais acessíveis e têm como perspectiva ultrapassar o número de PCs no mercado até o final de 2015. Com tantos tamanhos de telas e resoluções diferentes, como fornecer a melhor experiência de usabilidade possível para o usuário?

O que é um site responsivo

Em vez de se criar vários layouts de um mesmo site (um para desktop, outro para tablet e assim por diante), os sites com design responsivos se adaptam aos mais deferentes tipos e largura de tela do dispositivo, de forma que todo o seu conteúdo seja ajustado e reorganizado de acordo com o tamanho e a resolução da tela. Assim, ele é visualizado de forma satisfatória em qualquer aparelho.

Além dessa adequação, para ser um site responsivo, o objetivo de melhorar a experiência do usuário tem que ser priorizado sempre. Experimente aumentar ou diminuir a janela de qualquer site no qual você esteja navegando agora. Depois, atualize a página. Se todo o seu conteúdo se reorganizar proporcionalmente, significa que ele é responsivo.

Provavelmente se você acessá-lo pelo seu smartphone ou tablet, vai reparar (se tiver atenção) em vários detalhes que tornam o site mais fácil de navegar, como:

Links mais espaçados (para que seu dedo não esbarre em algo que você não queira abrir);

Um layout que dispense a utilização do recurso “zoom” para visualizar claramente o conteúdo e ícones distribuídos na tela;

Melhor disposição dos textos e imagens, de forma a facilitar a leitura.

Um site responsivo que se preze garante a boa usabilidade do conteúdo de uma página, independentemente do meio tecnológico que o seu cliente usa para acessá-la.

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Qual a importância de adotar um design responsivo ao seu site

Com a correria diária e o aumento das vendas dos dispositivos móveis, é necessário que você esteja atento em adequar suas ações para alcançar clientes que estão na rua o tempo todo. Neste cenário, anúncios, conteúdo e, certamente, o site de sua empresa precisam estar adequados a esta estratégia – principalmente por que as suas ações levarão, de uma forma ou de outra, o usuário ao seu site.

As vantagens dos sites responsivos são inúmeras.Dentre elas podemos citar a questão dos custos. Ter várias versões de um mesmo site, normalmente, é um processo caro e demorado, o que atrasará o posicionamento de sua marca para este perfil de consumidor. Com um design responsável em seu site, você apenas precisará investir uma única vez, adequando a sua página atual para que ela seja melhor visualizada em todos os tipos de tela.

Além disso, ao desenvolver diversos sites, é preciso ter em mente que cada um deles terá URLs diferentes. Isso atrapalha a indexação das páginas por parte de buscadores, como o Google, por exemplo, já que pode ocorrer duplicação do conteúdo.

Ações de conversão exigem Landing Pages otimizadas ao mobile
Um outro ponto muito importante é que muito pouco adiantará realizar ações nas redes sociais que levem o usuário a uma landing page ou mesmo um anúncio mobile se o seu site não estiver preparado para receber estes acessos móveis. Isto porque você investirá em levar o cliente para o seu site, mas ele não será beneficiado pela experiência na página – o que pode levá-lo a desistir de uma oferta.

É preciso levar em consideração que, atualmente, cerca de 22% dos acessos às redes sociais na América Latina são realizados através dos dispositivos móveis, segundo o relatório “Mobile Social Networks Set to Experience Rapid Growth as Mobile Penetration Rates Rise”. Contudo, as perspectivas, segundo a Pyramid Research, é que este percentual chegue a 55 até 2015.

Apenas no Facebook, um canal muito propício e bastante utilizado para anúncios online que direcionam o cliente a uma landing page de sua empresa, dos 52 milhões de usuários que acessam diariamente a rede, 30 mi utilizam dos dispositivos móveis para fazê-lo – é o que aponta o próprio Facebook. Já em relação aos anúncios mobile, apenas no primeiro semestre de 2013 foi constatado um crescimento de 145%, segundo relatório da IAB (Internet Advertising Bureau).

Diante deste cenário, torna-se indispensável manter o seu site preparado para o mobile, não é mesmo?

E você, já está atento à importância de se ter um site responsivo? Já tem direcionado uma verba para atender às demandas on-line?

Fonte: ingage